Problemas Lógicos com Dados, Figuras e Palitos

Problemas lógicos envolvem mais a lógica em sentido estrito, então não temos o caminho certo ou errado de resolver um problema. Mas quando nos deparamos com problemas envolvendo dados, figuras e palitos, existem algumas dicas que podem te ajudar a começar a resolução. Vamos ver alguns exemplos?

Problemas com dados

No caso dos dados, existem duas informações que podem te ajudar:

A soma das faces opostas de um dado comum será sempre igual a 7. Se você tiver a face com o número 1 voltada para cima, a face oposta será, obrigatoriamente a de número 6. Se você tiver a face com o número 2 voltada para cima, a face oposta será, obrigatoriamente a de número 5. E assim sucessivamente.

A soma de todas as faces de um dado comum será sempre 21. 1+2+3+4+5+6 = 21. Vamos aos exemplos:

Nos dados habitualmente usados em jogos, a soma dos pontos de duas faces opostas deve ser sempre igual a 7. Assim, por exemplo, todas as vistas possíveis de um dado cuja face da frente tem 1 ponto marcado estão representadas nas figuras abaixo.

Screenshot_1

As figuras que representam todas as vistas possíveis de um dado que tem 3 pontos na face da frente é:

Screenshot_2

Se temos a face com o número 3 sempre na face da frente, então teremos, obrigatoriamente, a face com o número 4 na face oposta. 3+4=7. Logo, a resposta será aquela na qual não aparece a face com o número 4. Letra B.

Considere o dado mostrado na figura abaixo:

Screenshot_3

Sabendo que os pontos marcados em faces opostas somam 7 unidades, o total de pontos assinalados nas faces não-visíveis desse dado é igual a:

  1. 15
  2. 14
  3. 13
  4. 12
  5. 11

Sabemos que a soma de todos os lados é iguala 21. Nas faces visíveis temos 4+2+1 = 7. Logo 21-7 = 14. A resposta é a número 2.

Problemas com figuras

Para os problemas com figuras, repare se o problema envolve múltiplas figuras. Nesse caso observe o que muda em cada figura individualmente, ao invés de olhar para o todo.

A seqüência de figuras abaixo foi construída obedecendo a determinado padrão.

Screenshot_4

Segundo esse padrão, a figura que completa a seqüência é

Screenshot_5

Dentro da nossa figura, temos 2 elementos (coração e árvore) se movimentando. Vamos ver individualmente para onde estão se movimentando:

Screenshot_6

O coração está bem óbvio. Está descendo em uma diagonal reta, e deve acabar no canto inferior esquerdo da figura. A árvore está andando em zigue-zague para a direita e deve acabar na lateral direita, no segundo quadro, de baixo pra cima. Você concorda?

A resposta é a quarta opção.

Screenshot_7

Screenshot_9

Mesma lógica do exemplo anterior. Vamos ver como os elementos estão se movendo individualmente:

Screenshot_8

Bem simples. Apenas repare que, o círculo muda entre preenchido e vazio a cada movimento. No último ele deverá estar preenchido. A resposta é a opção E.

Qual dos cinco desenhos representa a comparação adequada?

Screenshot_10

Screenshot_11

Nesse exemplo temos uma lógica diferente. Temos um quadrado, que se relaciona com um quadrado cortado em 4 pedaços. Concorda? E temos um triângulo.

O quadrado tem 4 lados, e foi cortado em 4 partes iguais. Seria lógico esperar que o triângulo fosse cortado em 3 partes iguais, afinal ele tem 3 lados. A resposta é a letra E.

Sequências de Figuras

Quando nos deparamos com uma sequência de figuras, precisamos identificar o ciclo, ou seja, quantas figuras são necessárias para se completar um ciclo.

De posse dessa informação, basta dividir a posição que o enunciado pede pelo número de imagens do ciclo. O resto dessa divisão será a resposta certa. Caso o resto seja zero, a resposta será a última figura do ciclo.

Ficou complexo? Exemplo:

Analise a sequência apresentada.

Screenshot_13

Considerando que a regra de formação das figuras seguintes permaneça a mesma, pode-se afirmar que a figura que ocuparia a 89ª posição dessa sequência é:

Screenshot_14

Não, você não vai desenhar 89 hexágonos na sua prova.

Vamos tentar achar o ciclo. Quantas imagens são necessárias para fecharmos um ciclo completo? Você concorda que com 4 imagens nós retornamos à primeira? Então temos um ciclo a cada 4 imagens.

O enunciado está pedindo a 89ª. Vamos dividir 89 por 4. O resultado é 22, e sobra 1. Logo a primeira imagem do ciclo é a resposta. Coincidentemente é a primeira alternativa.

Mais um?

Considere a seqüência de figuras:

Screenshot_12

Mantendo a mesma lei de formação, a 1ª figura é igual à:

  1. 11ª figura.
  2. 12ª figura.
  3. 13ª figura.
  4. 14ª figura.
  5. 15ª figura

Certo. Calma. Vamos identificar o ciclo. Quantas figuras são necessárias para fechar um ciclo? Você concorda que a ocorrem 3 mudanças até se fechar um ciclo?

Temos 4 quadrantes, e ocorrem 3 mudanças para cada quadrante. Logo, são 12 mudanças até voltar à primeira imagem. A resposta é a número 2.

Obs. Como o enunciado nos deu alternativas, ao invés de pedir uma posição específica, utilizamos a multiplicação do número de ciclos, pelo número de quadrantes. Diferente do que usamos no exemplo anterior.

Problemas com palitos

Problemas com palitos, geralmente perguntam qual a quantidade mínima de palitos que você pode mexer para criar ou alterar uma figura. Para resolver esse tipo de questão, tente manter o máximo de palitos que você conseguir sem alteração.

Movendo alguns palitos de fósforo da figura I, é possível transformá-la na figura II:

Screenshot_15

O menor número de palitos de fósforo que deve ser movido para fazer tal transformação é

  1. 3
  2. 4
  3. 5
  4. 6
  5. 7

Vamos tentar manter o máximo de palitos intactos. Você consegue identificar partes em comum entre as duas imagens?

Screenshot_16

Teremos de mover, obrigatoriamente, no mínimo, 5 palitos. A resposta é a número 3.

Bons estudos a todos!

Fontes:
1. Qconcursos (www.qconcursos.com) 
2. Apostila de Lógica Matemática, João Carlos Gluz. - 1. ed. - São Leopoldo/RS: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, 2009.
3. Raciocínio Lógico e matemática para concursos: CESPE/UNB / Fabrício Mariano, Marcos Almeida e Renato Oliveira - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Deixe um comentário